top of page

Qual o tratamento da HAS?

A hipertensão, apesar de não ter cura, possui tratamento e pode ser controlada. O objetivo é manter a pressão em níveis normais, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares (do coração) e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O tratamento da hipertensão envolve o uso de medicamentos que ajudam a controlar a pressão. Somente o médico pode determinar o melhor remédio para cada paciente. Por isso, é importante ir às consultas médicas regularmente e tomar as medicações de acordo com a orientação do médico. É importante lembrar que o paciente deve continuar tomando o remédio, mesmo se a pressão estiver controlada e não estiver apresentando sintomas. 

Além do uso de medicamentos, é importante também ter um estilo de vida mais saudável. Pequenas alterações no dia-a-dia geram grandes benefícios à saúde. Algumas mudanças que podem ajudar são: 

- fazer atividade física → pelo menos 30 minutos por dia, durante 5 vezes na semana. Caminhar; subir escada, ao invés de usar o elevador; andar de bicicleta; nadar; dançar, entre outros.

- ter uma alimentação saudável e com baixo consumo de sal → mudanças na alimentação ajudam a diminuir o peso e a controlar a pressão. Por isso, é importante aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes; diminuir o uso de açúcar, doces, frituras e alimentos industrializados; reduzir a quantidade de sal na hora de preparar os alimentos e retirar o saleiro da mesa.

- perder peso → o excesso de peso dificulta o controle da pressão, além de fazer o coração trabalhar mais. Desse modo, o emagrecimento ajuda a controlar a pressão e a evitar doenças do coração.

- diminuir o consumo de bebidas alcoólicas → o consumo de álcool pode aumentar a pressão. Por isso é importante diminuir o seu consumo.

- parar de fumar → o fumo aumenta o risco de desenvolver doenças do coração, principalmente em pessoas que têm hipertensão. Assim, é interessante parar de fumar.

O tratamento adequado da hipertensão prolonga a vida e melhora a qualidade de vida. 

 

Cuide da sua saúde!

​

Referência: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Linha Guia de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica. Belo Horizonte, 2013.

bottom of page