O que é a Asma?
A asma, que é considerada uma das doenças mais antigas da humanidade, é uma doença decorrente da inflamação das vias aéreas inferiores ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Nos diversos subtipos de asma, ocorrem sintomas respiratórios variáveis, ao longo do tempo e de intensidade, e uma limitação, também variável, do fluxo respiratório, os quais podem ser revertidos espontaneamente ou com tratamento.
No que diz respeito à causa da asma, ainda não se sabe qual é a origem exata desta condição, no entanto acredita-se que é causada pela interação de fatores genéticos (casos na família de alergias respiratórias) e ambientais.
É de suma importância que toda a população tenha conhecimento sobre essa enfermidade, uma vez que é uma das doenças crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos. Estima-se que no Brasil existam cerda de 20 milhões de asmáticos e, segundo o DATASUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde, ocorrem no Brasil, em média, 350. 000 internações anualmente.
​
Fonte: Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 2º edição;
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia;