O que é o Diabetes Melitus (DM)?
​
​
O DM é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
O que seria a insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose, popularmente chamada de “açúcar”, no sangue.
O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
→ Quando a pessoa tem diabetes o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente ou pode até produzir o hormônio, porém em quantidade insuficiente. Nessas condições, o nível de glicose no sangue fica alto, ocasionando a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
O DM não é uma ÚNICA doença, mas sim um grupo diverso de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia.
Um exame muito utilizado para avaliação dessa condição é o exame de sangue. Nele, à pedido do médico, você pode encontrar uma seção destinada a glicose. O diagnóstico de diabetes é estabelecido quando a glicemia de jejum é maior ou igual a 126 mg/dL. Outro exame que pode ser solicitado é a hemoglobina glicada, caso ela seja maior que 6,5% é feito o diagnóstico.
Quais são os tipos de Diabetes?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem quatro grupos de classificação:
1- DM tipo 1
2- DM tipo 2
3- DM gestacional
4- DM por outras causas
O que causa o DM?
No DM tipo 1 o sistema imunológico ataca equivocadamente as células produtoras de insulina. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia.
O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.
Já o Tipo 2, considerado o tipo mais frequente, surge quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. A maioria dos pacientes com essa forma de DM apresenta sobrepeso ou obesidade e as manifestações do distúrbio são mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.
Pré diabetes, você sabe o que é?!
O termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2.
→ Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco.
É válido destacar que 50% dos pacientes nesse estágio 'pré' vão desenvolver a doença.
Importante: O pré-diabetes é especialmente importante por ser a única etapa que ainda pode ser revertida ou mesmo que permite retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.
Se lembra do exame de sangue? Têm-se o pré diabetes quando a glicemia entre 100 mg/dl e 125 mg/dl, ou quando a hemoglobina glicada é maior ou igual a 5,7 % e menor que 6,5%.
Diabetes Mellitus na gravidez:
- O diabetes gestacional é uma condição que acontece durante a gravidez e afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes, o que pode aumentar o risco de complicações na gestação, parto e o desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê.
- O diabetes pode ocorrer em qualquer mulher grávida, mas aquelas com idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade e Hipertensão Arterial durante a gravidez têm mais risco de ter DM.
Atenção: Nem sempre os sintomas são identificáveis. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana de gravidez (início do 6º mês), como está a glicose em jejum e, mais importante ainda, a glicemia após estímulo da ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose.
Importante: O histórico de diabetes gestacional é um importante fator de risco para desenvolvimento de Diabetes Tipo 2 após a gestação. Uma boa notícia é que o aleitamento materno, aliado a uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física, podem reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes após o parto.
-Se você é gestante, faça seu pré-natal adequado e previna-se!
Quer saber mais sobre o Diabetes? Então não percam nossos próximos posts/ vídeos!
Referências:
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. Classificação etiológica do diabetes mellitus. Disponível em: 2015. https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-tipo-2/002-Diretrizes-SBD-Classificacao-pg5.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
Manual MSD: Versão para Saúde para a Família. Disponível em:
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/diabetes-mellitus-dm-e-dist%C3%BArbios-do-metabolismo-da-glicose-no-sangue/diabetes-mellitus-dm. Acesso em: 11 nov. 2020.
Site da Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes. Acesso em: 10 nov. 2020.