top of page

Qual o tratamento da Asma?

Você sabe como é feito o tratamento da Asma? 

O tratamento  baseia-se em medidas de higiene do ambiente, uso de medicamentos e vacinas para alergia.

Dentro dos medicamentos, são utilizados os referidos como "tratamento de resgate" para tratar uma crise e "tratamento de manutenção" com o objetivo de prevenir crises. 

​

ATENÇÃO: O uso correto da medicação controladora, também chamada de manutenção, diminui muito ou até elimina a necessidade da medicação de alívio, também chamada de resgate. 

A terapia é baseada em duas classes de medicamentos:

  • Medicamentos anti-inflamatórios

  • Broncodilatadores

Os medicamentos anti-inflamatórios diminuem a inflamação que estreita as vias aéreas do nosso pulmão. Já os broncodilatadores ajudam a relaxar e alargar (dilatar) as vias aéreas, melhorando o fluxo de ar que entra nos pulmões. 

→ Todas as pessoas com asma devem ter um plano de ação para tratamento por escrito, que tenha sido concebido em colaboração com o médico. Esse plano é importante para manter o controle adequado do tratamento e prevenir a necessidade de procurar por atendimento no pronto socorro. 

→ É importante realizar um acompanhamento regular às unidades de saúde, sendo recomendado no mínimo uma consulta ao ano. Contudo esse acompanhamento é definido de acordo com o quadro de cada paciente. A necessidade de consulta extra, idas à emergência ou a necessidade de internação são indicativos de falha no tratamento, sendo necessário o agendamento de consulta para revisão  prontamente.

Lembre-se! Os sintomas da asma variam muito de pessoa para pessoa e num mesmo indivíduo. As crises podem variar, umas sendo mais fortes do que as outras, necessitando, portanto, de um tratamento individualizado.

Algumas curiosidades sobre o tratamento da asma: 

 

E as bombinhas? O que são? Elas viciam?

As bombinhas são um recipiente que é utilizado para armazenar os diferentes tipos de remédios utilizados no tratamento da asma e nem todas são iguais! Existem as anti-inflamatórias, que devem ser usadas diariamente para controle da inflamação e consequente prevenção dos sintomas, assim como, existem "bombinhas" broncodilatadoras usadas apenas para aliviar os sintomas.

Como as pessoas com asma as utilizam várias vezes para controlar a falta de ar, pode parecer um vício, mas na verdade, trata-se de uma medicação de controle necessária, assim como um medicamento para controle da pressão. Contudo, deve-se ter cuidado com o uso indiscriminado devido a não realização de forma adequada do tratamento de manutenção.

​

E as “Bombinhas”prejudicam o coração?

Alguns medicamentos utilizados no controle da asma tem como efeito colateral aceleração do coração (taquicardia). Com as novas drogas broncodilatadoras e os novos dispositivos, esse efeito foi minimizado. Algumas pessoas ainda podem ter a sensação de palpitação, mas, quando isso acontece, o tratamento deve ser reavaliado, analisando a dose e como a medicação é administrada, podendo ocorrer também a substituição da medicação! 

​

 Tratando crises de asma 

As crises de asma podem variar de leves a graves.  Nos casos leves a moderados (tosse ou falta de ar ou respiração rápida ou cansaço) as pessoas geralmente  são capazes de tratá-las sem a ajuda  profissional. Basta seguir as orientações médicas, utilizar um inalador para administrar o medicamento, procurar ar fresco (afastando-se da fumaça de cigarro ou outros irritantes) e procurar descansar. As crises geralmente desaparecem em cinco a dez minutos.

O inalador na dose prescrita pelo médico pode ser utilizado três vezes, em intervalos de 20 minutos, se necessário. Caso a  crise não desapareça após o inalador ser usado três vezes, ou caso piore é necessário procurar atendimento médico.

Pessoas com sintomas graves devem procurar o pronto-socorro o mais rápido possível. Lá receberão tratamento adequado de acordo com o quadro individual. Alguns sinais de gravidade são: não conseguir  completar frases, palavras soltas; preferir ficar sentado e curvado para frente; agitação; respiração rápida; grande esforço para respirar.

​

E as vacinas para Asma? Como funcionam?

Como as pessoas com asma têm, de certa forma, uma reação exagerada a certos componentes do ambiente, como poeira e pólen, as vacinas são utilizadas de forma a adaptar o organismo e diminuir a intensidade dessa resposta! Contudo, é importante que esse tratamento seja realizado por um médico especialista em alergia e imunologia: o alergista. 

​

Além do tratamento medicamentoso, lembre-se também das medidas de controle de ambiente! Assim, é importante sempre manter o ambiente limpo e arejado, livre de poeira, evitar fumar e ter contato com a fumaça de cigarro, além de outras formas de poluição. Animais de estimação, os pólens das flores, a exposição ao frio e os casos de resfriados (como nas infecções virais), também podem servir como pontos de gatilho para as crises de asma.

A asma é uma doença que não tem cura. Mesmo se você não tiver nenhum sintoma, a doença pode estar presente. Embora não exista cura, os tratamentos proporcionam o controle da doença, evitando o surgimento de sintomas e permitindo uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa que não possua a doença. 

 

ATENÇÃO: Todo tratamento da asma deve ser indicado pelo seu médico. Não se automedique! Em caso de suspeita de asma procure atendimento.

​

Referências:

Manual MSD - Versão Saúde para a Família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/asma/asma.

Tratado de Medicina de Família e Comunidade; 2° edição, 2019

Site Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/482-asma.

Associação Brasileira de Asmáticos. Disponível em http://www.abrasaopaulo.org/perguntas.asp.

Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Disponível em: https://asbai.org.br/como-funcionam-as-vacinas-para-alergia-na-asma/

bottom of page