Fatores de Risco e Prevenção do DM
-
A grande maioria das pessoas com diabetes permanece sem manifestar sintomas por um longo período, e , com freqüência, a suspeita ocorre pela presença de uma complicação tardia da doença. A fim de evitar que a descoberta dessa condição aconteça dessa maneira, é fundamental que haja o conhecimento tanto dos profissionais de saúde, quanto da população geral, dos principais fatores de risco para essa doença. Dentre os principais fatores, constam:
-
IMC > 25 kg/ m x m; Este índice é uma relação entre peso e altura e pode ser mensurado pelos profissionais na Unidade Básica de Saúde mais próxima;
-
Sedentarismo;
-
Fatores familiares (parentes de 1º grau que foram diagnosticados com diabetes);
-
Hipertensão arterial sistêmica;
-
Dislipidemia, isto é, níveis de triglicerídeos e colesterol HDL fora dos valores de referência;
-
História de Diabetes Mellitus Gestacional ou recém nascido com mais de 4kg;
-
Síndrome dos ovários policísticos; Assim, caso tenha esse diagnóstico, deve-se ficar atenta à possibilidade de desenvolver diabetes;
-
História prévia de alteração do nível de “açúcar no sangue”(hiperglicemia);
-
História de doença cardiovascular;
No que diz respeito à prevenção, é muito importante que haja uma atenção à saúde de modo eficaz. Isto é, o controle dos fatores de risco, por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis e pelo tratamento de outras doenças que propiciam o desenvolvimento e agravamento da DM são fundamentais para evitar o desenvolvimento e/ou complicações dessa condição. As ações que visem à perca de peso para indivíduos com sobrepeso e obesidade, bem como a regulação dos níveis de triglicerídeos e HDL e controle da pressão arterial, além de serem eficazes na prevenção da DM, também são fundamentais para evitar doenças cardiovasculares ( principais causas de morte das pessoas com DM).
Perguntas:
-
Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes Mellitus?
Resposta: os principais fatores de risco são sedentarismo, histórico familiar em parentes de 1º grau de DM, HAS, dislipidemia, história de DMG ou RN com mais de 4kg, síndrome dos ovários policísticos; história prévia de alteração do nível glicêmico e história de DCVs.
2. Qual é a melhor maneira de prevenir o surgimento e as complicações da Diabetes Mellitus tipo 2?
Resposta: a melhor maneira de se prevenir o surgimento da doença e suas complicações é por meio da monitorização dos fatores de risco e alterações de hábitos de vida, a fim de modificá-los, e tratamento de comorbidades que favorecem o agravamento da DM e, consequentemente, suas complicações.
Fonte: Tratado de Medicina de Família e Comunidade; 2 edição, 2019.