Qual o tratamento da DPOC?
A abordagem de pessoas com DPOC na Atenção Primária inclui: avaliação e monitoramento da doença, redução de fatores de risco, manejo do indivíduo com DPOC estável e o manejo das exacerbações agudas. Esta conduta visa os seguintes objetivos:
-
Aliviar os sintomas;
-
Prevenir a progressão da doença;
-
Melhorar a capacidade física (tolerância aos exercícios);
-
Melhorar o estado geral de saúde e bem-estar;
-
Prevenir e tratar as complicações associadas à DPOC;
-
Prevenir e tratar as exacerbações agudas;
-
Reduzir a mortalidade;
De modo geral, o tratamento inclui modificações do estilo de vida, educação em saúde, intervenções junto ao paciente de uma equipe multidisciplinar, tratamento específico e tratamento das exacerbações e das comorbidades associadas.
De posse do quadro clínico do paciente, o médico prescreverá qual abordagem terapêutica é a mais efetiva para o tratamento;
Dentre as terapias efetivas disponíveis para os indivíduos com DPOC, inclui:
-
Cessação do tabagismo;
-
Oxigenoterapia domicilar;
-
Cirurgia de redução pulmonar;
-
Reabilitação pulmonar;
-
Farmacoterapia com broncodilatadores de ação curta, anticolinérgicos de ação longa, Beta – agonistas de ação longa, teofilinas; corticóide inalatório; Alfa1 – antitripsina; Atibióticos;
-
No que diz respeito ao tratamento não farmacológico, a cessação do tabagismo é a intervenção mais importante para reduzir o risco de desenvolver DPOC e para retardar sua progressão. Além disso, outros fatores como redução de exposição à poluição ambiental, dieta saudável e atividade física regular são atitudes que devem fazer parte das modificações de estilo de vida de pessoas com DPOC.
-
Quanto ao tratamento farmacológico, seu principal objetivo é a redução na severidade dos sintomas e a prevenção das exacerbações. Os medicamentos broncodilatadores são a principal classe para o tratamento da DPOC. Eles podem ser administrados tanto de forma regular quanto para alívio dos sintomas. De acordo com a individualidade de cada caso e paciente, o médico, poderá ainda, se necessário, associar ao tratamento outros medicamentos tais como os corticoides e antibióticos. O uso de broncodilatadores é central para o manejo da DPOC. Esse tratamento busca aliviar a dispnéia do paciente.
​
Referência:
Medicina de família e comunidade. I. Gusso, Gustavo. II. Lopes, José Mauro Ceratti. III. Dias, Lêda Chaves.
Manual do Tratamento da DPOC do Ministério da saúde.