top of page

Quais são os fatores de risco para a Asma?

          A asma é uma doença crônica caracterizada por inflamação das vias aéreas inferiores , sendo sua causa exata ainda desconhecida. No entanto, acredita-se que um conjunto de fatores genéticos (familiares) e ambientais podem provocá-la. Dessa forma, é importante conhecer alguns gatilhos, também chamados de fatores de risco (fatores que, quando a pessoa entra em contato, despertam as crises asmáticas ou as agravam) e suas prevenções.

          Dentre estes gatilhos têm-se fungos, ácaros (microorganismos presentes na pele, travesseiros, tapetes, ursos de pelúcia, etc), pólen de flores, animais de estimação, fezes de barata, fumaça de cigarro, poluição ambiental e exposição ao ar frio. 

         Em relação aos animais de estimação, os pelos de animais podem piorar a asma, mas o grau e a frequência da exposição são os que determinarão os sintomas. Além dos pelos, a descamação da pele do animal, a saliva, a urina e outros tipos de excreções podem ser gatilhos da asma e essas podem ficar no ambiente por até seis meses após a retirada do animal. Alguns animais são considerados capazes de provocar alergias mais do que outros, tais como gatos e cavalos.

          Como medidas de prevenção, destacam-se a higienização diária dos ambientes domésticos, em especial nos quartos e dormitórios, a fim de evitar que a pessoa com asma entre em contato com os gatilhos. É recomendado também que não haja fumantes no ambiente domiciliar assim como que os animais fiquem fora de casa (no quintal, por exemplo), ou pelo menos fora dos quartos de dormir. É importante também que os quartos sejam arejados, sem tapetes, cortinas, estantes ou qualquer coisa que facilite o acúmulo de pó.

          Essas medidas são auxiliares no tratamento medicamentoso, tendo em vista que a asma não tem cura até o momento e que a não valorização das medidas que reduzem a exposição e os fatores agravantes resulta em maior número de sintomas, exacerbações e necessidade de medicação controladora. 

 

 Referência: 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Asma. Brasília. Disponível

em: https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma. Acesso em: 24 de nov. de 2020.

bottom of page